Início > Biblioteca > GASPAR GASPARIAN: um fotógrafo paulista

GASPAR GASPARIAN: um fotógrafo paulista

Autor: Margarida Cintra Gondinho

Filho de imigrantes armênios, dedica-se na juventude ao comércio de tecidos e roupas nas lojas da família. Em 1938, investe na indústria têxtil e cria o Lanifício Brazilia. Em 1940, começa a fotografar como amador e se associa, em 1942, ao Foto Cine Clube Bandeirante. Neste período, participa de diversas exposições e salões internacionais. Em 1950, deixa o Foto Cine Clube Bandeirante para fundar o Grupo dos Seis, junto com Fernando Palmério, Ricardo Belinazzi, Otávio Pini e José de Amorim Júnior; continua, entretanto, a participar de salões e outros eventos fotoclubísticos.  Expõe no Salão Paulista de Arte Fotográfica, em 1944, quando obtém o prêmio Anchieta; na Exposição Internacional de Arte Fotográfica, Rio de Janeiro, 1952, obtém a medalha de prata. Parte das suas obras estão publicadas no álbum Gaspar Gasparian 1954-1955 e, após sua morte, no livro Gaspar Gasparian: um fotógrafo paulista, Editora Marca D´Água, 1988. Em 1990, o Museu da Imagem e do Som, MIS/SP, realiza uma retrospectiva da sua obra. Em 2001, suas fotos são incluídas na Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, no Masp, São Paulo.