Início > Educacional
X

Educacional

O MFF também abraça sua inegável função educadora. O Núcleo Educativo tem a função de estimular o pensamento e a interpretação, a partir de ações direcionadas para o aprendizado. A metodologia adotada prevê atendimento gratuito em visitações guiadas para escolas de Ensino Fundamental, Médio e Superior - além de receber ONGs, Associações, grupos de professores e profissionais de outras instituições com visitas previamente agendadas. Aliadas às visitas estão outras atividades que buscam oferecer formação em arte, como oficinas, bate-papos, palestras e outras intervenções periódicas.

Desde sua inauguração, em março de 2017, o Museu da Fotografia Fortaleza aposta na educação como um dos principais interlocutores do equipamento com a comunidade. Com uma equipe de educadores treinada e com bastante conhecimento técnico, realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea.

As visitas mediadas já levaram ao MFF mais de 40.000 mil pessoas, divididas em grupos de alunos de escolas públicas e particulares, universidades, abrigos, associações, institutos sociais e entidades de classe.

No auditório do Museu da Fotografia foram realizadas, no primeiro ano de funcionamento, palestras semanalmente, possibilitando que o público de Fortaleza tenha contato com grandes nomes da fotografia e compartilhe experiências com profissionais reconhecidos internacionalmente.

Uma vez por mês, sempre aos domingos, o Museu realiza também o Cinefoto, projeto que aproxima duas artes tão próximas e complementares: cinema e fotografia. O público assiste a um clássico da sétima arte, seguido de debate sobre a obra.

Com as oficinas e workshops, o Museu permite o contato ainda maior com o universo da Fotografia. São atividades voltadas aos mais diversos públicos, desde crianças, adultos, estudantes, educadores, profissionais e fotógrafos. Entre março e dezembro de 2017, o Educativo promoveu 202 oficinas e atendeu mais de 2.500 crianças em atividades no próprio equipamento. Há, ainda, as atividades realizadas em instituições como Apae, Iprede, Edisca, Associação Peter Pan, Lar Torres de Melo e outras.

No segundo semestre de 2017, o Museu da Fotografia Fortaleza iniciou o “Museu na Comunidade”, que levou a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Foram 8000 mil beneficiados, que resultou em uma bela exposição, realizada em dezembro de 2017. Na segunda fase do projeto, o “Museu no Interior” repetiu a experiência em Maracanaú, Jericoacoara e Redenção, atendendo outras 100 crianças.

Instagram

@museudafotografiafortaleza
Something is wrong.
Instagram token error.