Início > Notícias > Luz e Sombra

Luz e Sombra

Este é o título do livro de fotografias e da mostra de Christian Cravo.

Este é o título do livro de fotografias e da mostra de Christian Cravo. Realizado entre 2010 a 2016, o projeto Luz e Sombra percorreu, entre outros lugares, a Tanzânia, o Congo, Uganda, Namíbia, Zaire, fotografando uma parte da África, dando seguimento a trabalhos quase sempre enfocando as relações humanas e desafios estéticos.

Em 2016, ano que completou 25 anos de carreira, a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) premiou Luz e Sombra, como melhor exposição fotográfica de 2015. A mostra foi realizada no Museu AfroBrasil, em São Paulo.

Christian Cravo é hoje um dos mais importantes nomes da fotografia contemporânea brasileira, tendo recebido os mais prestigiosos prêmios internacionais de arte, como Mother Jones International Fund for Documentary Photography, a bolsa de pesquisa da Fundação Vitae e o cobiçado prêmio da Fundação John Simon Guggenheim para sua pesquisa sobre a água e a fé. Na ocasião foi o mais jovem artista a receber este prêmio em todo o mundo.

Seu trabalho é internacionalmente reconhecido, por meio de exposições no Museu de Arte Moderna da Bahia, no Throckmorton Fine Art em Nova Iorque, na Billedhusets Galeri em Copenhague, no Ministério da Cultura em Brasília, Instituto Tomie Ohtake e Museu Afro Brasil, ambos em São Paulo, e em exposições coletivas como na Witkin Gallery em Nova Iorque, na S.F. Camera Works Gallery na Califórnia, na Bienal Foto Fest em Houston e no Palais de Tokyo em Paris. Já foi indicado para prêmios internacionais como o Paul Huff (Holanda 2007) e o Prix Pictet (Suíça/Reino Unido, 2008 e 2015).
Sua obra está registrada em publicações como “Irredentos”, em 2000, “Roma Noire, Villemétisse”, editado em Paris, pela Autrement, em 2005. Ou ainda: “Nos Jardins do Éden”, 2010; “Exu Iluminado”, 2012; e “Christian Cravo”, 2014, pela editora Cosac Naify.

Instagram

@museudafotografiafortaleza
Something is wrong.
Instagram token error.