Início > Notícias > Museu da Fotografia Fortaleza realiza programação especial neste fim de semana

Museu da Fotografia Fortaleza realiza programação especial neste fim de semana

Atividades para família.

Durante o mês de aniversário do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) o equipamento traz uma série de atividades que devem ser aproveitadas por toda a família. Neste sábado, mais uma Oficina Educativa para Pais e Filhos na mostra “Luz e Sombra”, com colagens e intervenções em reproduções das obras de Christian Cravo, envolvendo pais, mães e filhos.

No mesmo dia, o premiado fotógrafo italiano Antonello Veneri realiza a palestra “Pescadores Urbanos”, sobre um documentário fotográfico e audiovisual que retrata o cotidiano dos jangadeiros e pescadores da Praia do Mucuripe, na beira-mar de Fortaleza. Ainda inédito e com finalização prevista para este ano, o trabalho, que teve início em 2016, mescla os olhares de Antonello e da videomaker estadunidense Nadia Sussman. Com a finalidade de dar visibilidade ao processo de extinção da tradicional comunidade dos pescadores locais, o documentário work in progress lança mão do cenário urbano e deslocado: uma paisagem gentrificada, totalmente transformada ao longo dos anos pelo poder da especulação imobiliária.

Antonello e Nadia documentaram todas as fases da “vida de pescador”: as jangadas, a preparação e a pesca em alto mar; a chegada dos pescadores, a comercialização, assim como as atividades diretas e indiretamente ligadas ao pescado e as relações interpessoais ali existentes.

No domingo, outra edição do Cine Foto, projeto que exibe os filmes indicados e/ou ganhadores do Oscar de fotografia. Agora, o longa “Quando o Coração Floresce”, no qual o diretor de fotografia, Jack Hildyard, abusa de lindas imagens da cidade de Veneza, contando uma história onde uma americana solteira sai em busca de um grande amor. O filme concorreu ao Oscar de melhor fotografia e, apesar de não ter levado o prêmio, depois de sua exibição, o número de turistas em Veneza triplicou, graças às belas imagens e cores apresentadas.

Os três encontros são gratuitos, assim como a visitação ao MFF durante o mês de março, de quarta-feira a domingo, sempre de 12h às 17h.

Serviço:
Oficina Educativa para Pais e Filhos na exposição Luz e Sombra
Data:  17 de março (sábado)

Palestra Pescadores Urbanos
Data: 17 de março (sábado)

Cine Foto filme “Quando o Coração Floresce”
Data: 18 de março (domingo)

Assessoria de Imprensa do Museu da Fotografia Fortaleza (85) 3085.3082
Lara Veras – (85) 9 9155.9946 | lara@vogalassessoria.com.br