Início > Notícias > O Norte e o Nordeste

O Norte e o Nordeste

Imagens históricas e contemporâneas da paisagem do mar ao serrado.

Uma singularidade da Coleção Paula e Silvio Frota é o seu acervo de imagens sobre o Nordeste e o Norte do Brasil, um capítulo importante da história da fotografia no país, narrado por autores originários ou não da região. Constitui um amplo repertório de referências, que mostram o papel  fundante da fotografia no desenvolvimento de uma visualidade local moderna e de uma identidade cultural inscrita no imaginário nacional, sobretudo a partir da segunda metade dos anos 1940. O Nordeste visto pelas figuras seminais de Chico Albuquerque, José Medeiros, Pierre Verger, assim como por contemporâneos como Jean Manzon e Marcel Gautherot, dá origem à construção de uma imagem da região, cria um signo da identidade brasileira amplamente difundido pela imprensa da época, e marca o surgimento de uma linguagem fotográfica que vai reverberar na estética do Cinema Novo com desdobramentos importantes na visualidade contemporânea brasileira.

Desta tradição de modernidade, a exposição apresenta trabalhos de sucessivas gerações de fotógrafos, com imagens históricas e contemporâneas da paisagem do mar ao serrado, retratos das gentes que aqui vivem e trabalham, festas e celebrações da região norte e nordeste. São esses profissionais que têm dado continuidade ao imaginário histórico, assegurando uma produção qualificada e original de fotografia, sua pertinência social e cultural.

E neste segmento, Chico Albuquerque (Fortaleza, 1917-2000) tem uma sala especial, abrindo as celebrações do seu primeiro centenário, com imagens de seu trabalho como fotógrafo de cena para Orson Welles, no filme É tudo verdade (It is all true), em 1942.

Curadoria, Ivo Mesquita.