Início > Biblioteca > 100 Coisa que Cem Pessoas Não Vivem Sem

100 Coisa que Cem Pessoas Não Vivem Sem

Autor: André Arruda

Cem pessoas, cem objetos. Duzentas escolhas, duzentas produções. A realização do livro “100 coisas que cem pessoas não vivem sem” não foi fácil. Quando iniciou o projeto, o fotógrafo Andre Arruda tinha um objetivo: construir um livro sobre gente. Sobre pessoas que nos falassem de suas histórias através de seus objetos. A meta: fotografar cem brasileiros e o único objeto que eles não vivem sem. Porém, o que seria um livro sobre pessoas acabou se transformando também em um livro sobre o tempo. Logo na primeira etapa Andre teve que se confrontar com difíceis perguntas: quais seriam os cem brasileiros escolhidos? Como encontrá-los? E, principalmente, como convencê-los? Desde a primeira sessão de fotos, em agosto de 2005, até o lançamento do livro, se passaram 10 anos! E muitas histórias para contar, do próprio Andre. Histórias que poderiam facilmente compor um segundo livro. Para a jornalista Cora Rónai - que assina o prefácio da obra e posa na página 54 ao lado de seu objeto eleito - este também é um livro sobre tenacidade. Do fotógrafo e amigo. E, por que não, dos fotografados? Afinal, cuidar para que um objeto nunca nos falte também é um exercício de tenacidade. E muito carinho.