Início > Biblioteca > Marc Ferrez Uma cronologia da vida e da obra

Marc Ferrez Uma cronologia da vida e da obra

Autor: Ileana Pradilla Ceron

O pioneirismo de Marc Ferrez (1843-1923), um dos protagonistas cruciais das primeiras décadas da fotografia no Brasil, extrapola as icônicas paisagens que produziu com suas lentes. Ferrez experimentou e aperfeiçoou novas técnicas para a obtenção de imagens, importou e comercializou câmeras e material fotográfico e, já no século XX, associado à Pathé francesa, comandou a mais importante empresa cinematográfica de produção, distribuição e exibição de filmes do Rio de Janeiro.

Responsável por trazer para o país muitas das inovações da época, também ajudou a propagar pelo mundo, com suas fotografias, a imagem de um Brasil que buscava se integrar à fervorosa modernidade global. Fruto da mais extensa pesquisa biográfica realizada até hoje sobre Marc Ferrez, esta publicação clareia passagens até então obscuras da vida e da obra desse personagem notável.