Início > Biblioteca > Memórias de Pierre Verger o Acervo Fotográfico da Fundação Pierre Verger

ENCONTRE NO ARCEVO

Não achou o que
procurava?

Indique um livro!

Para mais informações:
    (85) 3017-3661 ou
    museu@museudafotografia.com.br

Memórias de Pierre Verger o Acervo Fotográfico da Fundação Pierre Verger

Autor: Fundação Pierre Verger, Alex Baradel (org.)

Descrição

O livro Memórias de Pierre Verger acaba de ser lançado pela Fundação. A publicação recupera a história do acervo fotográfico desde a sua criação nos anos 1930 até os dias de hoje. E, mais do que isso, descreve o acervo em detalhes, indicando os registros que o compõem, quando e onde foram feitos, como foram utilizados, em quais veículos foram divulgados. O acervo recuperado, reunido e organizado pela Fundação é a memória visual dos trabalhos do fotógrafo. O projeto completo de recuperação e de edição do livro é fruto do patrocínio da Odebrecht e da Petrobrás, constantes parceiros nas ações da instituição. Segundo Gilberto Sá, presidente da Fundação “O livro descreve todos os procedimentos desenvolvidos com o objetivo de preservar essa memória visual, tema árduo, que se buscou tornar palatável para os seus mais diversos leitores.” A publicação apresenta uma inédita a iconobibliografia. É possível ver em uma linha do tempo a obra fotográfica de Pierre Verger amplamente publicada em livros, jornais e revistas do mundo inteiro. Outro grande destaque do livro é a relação de lugares onde Verger fotografou, classificada por continente e indicada em mapas. Esta organização permite a identificação da impressionante trajetória do fotógrafo pelos quatro cantos do mundo de forma criativa e ao mesmo tempo didática. O lançamento do livro simboliza um momento de comunicação diferente para Fundação Pierre Verger, que se aproxima ainda mais de dois de seus grandes objetivos institucionais: preservar e difundir o trabalho do fotógrafo. “A Fundação tem à disposição um conteúdo muito rico e diverso. A ideia é dar cada vez mais vida ao acervo, atraindo diferentes públicos. Através das publicações impressas ou pela perspectiva das novas mídias digitais, queremos que os interessados e os curiosos se aproximem da obra de Verger”. Conta Alex Baradel, responsável pelo acervo e pela comunicação da Fundação.