Início > Notícias > #BEBÊS NO MUSEU

#BEBÊS NO MUSEU

O Museu da Fotografia Fortaleza desenvolveu atividades lúdicas com bebês.

Em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, o MFF passa a atender crianças em situação de vulnerabilidade social.

Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento na primeira infância, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) passa a receber, a cada 15 dias, grupos de crianças com idade entre 1 e 3 anos, desenvolvendo atividades lúdicas e educativas, trabalhando a multidisciplinaridade e estimulando o crescimento cognitivo.

Os pequenos acolhidos são alunos de creches conveniadas com a Prefeitura de Fortaleza, que iniciou parceria com o MFF. Crianças em situação de extrema vulnerabilidade social, tendo a oportunidade de viver uma experiência diferente, que agrega ao desenvolvimento já trabalhado em programas da rede pública municipal.

O primeiro encontro aconteceu no último dia 5 de outubro e será realizado quinzenalmente, sempre às sextas-feiras. O próximo será dia 19 de outubro e assim por diante. Um ônibus do MFF, corretamente equipado para a segurança das crianças, é quem realiza o transporte de ida e volta dos alunos. As ações são desenvolvidas com o intuito de utilizar a educação como ferramenta de transformação social, objetivo dos projetos sociais do Museu da Fotografia Fortaleza.

Sobre o Museu

Inaugurado em 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.

Serviço:

Bebês no Museu
Quando: a cada 15 dias, sendo o próximo encontro dia 19/10.
Faixa etária: 1 a 3 anos, com alunos de creches conveniadas com a Prefeitura de Fortaleza.
Local de realização dos encontros: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Mais informações: (85) 3017-3661

VOGAL COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa do Museu da Fotografia Fortaleza