Início > Notícias > #EXPOSIÇÃO - MUSEU NA COMUNIDADE

#EXPOSIÇÃO - MUSEU NA COMUNIDADE

Museu da Fotografia Fortaleza realiza nova edição da mostra “Museu na Comunidade”.

A mostra traz fotografias “pinhole” produzidas por jovens de quatro comunidades da capital.

Oficina Servos Por Amor, as crianças fizeram pinturas e viram imagens.

Museu na comunidade, faz oficina na Escola Aida Santos

Educação como processo de transformação social. Esse é o lema do projeto Museu na Comunidade, realizado pelo Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), que promove ações educativas fora da estrutura física do equipamento. Jovens entre 6 e 16 anos de idade, de comunidades na Grande Messejana, Serviluz, Vicente Pinzón e Passaré, semanalmente participam de oficinas e capacitações onde aprendem as técnicas de fotografia artesanal com a equipe do educativo do MFF. No início do projeto, eram atendidas cerca de 200 crianças por semana, membros das associações de moradores das comunidades, e no segundo ano de atividades já são atendidas mais de 960 crianças por semana, pois o projeto entrou nas grades curriculares das escolas municipais, como disciplina extra curricular, graças a um diálogo próximo à Secretaria Municipal de Educação (SME).

Em virtude da ampliação do programa, agora há uma equipe exclusiva do MFF para atender o Museu na Comunidade. Ao fim de cada ano, é realizada uma mostra que expõe as obras produzidas pelos jovens atendidos no projeto e, a partir do dia 14 de dezembro, poderemos acompanhar a segunda exposição produzida por eles. O resultado do trabalho é uma acervo com imagens feitas em pinhole, técnica artesanal desenvolvida em dispositivos que não utilizam lentes, que dialogam com a imaginação e criatividade infantil, demonstrando que para o crescimento cultural delas basta incentivo. A curadoria é de Eduardo Queiroz, coordenador do projeto Museu na Comunidade, além de Fernanda Oliveira e outros membros do MFF. É a possibilidade de desenvolver, através da arte, áreas do conhecimento que são menos contempladas nas disciplinas tradicionais, estudadas nas escolas.

Serviço:

Exposição Museu na Comunidade