Início > Notícias > Mostra “Imagens que Ardem”, sobre o regime militar

Mostra “Imagens que Ardem”, sobre o regime militar

A mostra reunirá 50 fotos de Evandro Teixeira, Juca Martins o Orlando Brito.

O Museu da Fotografia Fortaleza realiza, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, “Imagens que ardem”, sua primeira exposição itinerante, com fotos icônicas da Coleção Paula e Silvio Frota que registram o período da ditadura militar. A abertura será dia 20 de julho, às 19h, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC, onde fica aberta para visitação até 31 de julho. Em seguida, será exposta no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE e encerrará no Fórum Clóvis Beviláqua.

Serão 50 fotografias icônicas feitas por Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito que contam fatos marcantes do período da política brasileira, compreendido entre os anos 1964 e 1985, em que os militares governaram o país. A mostra tem curadoria do fotógrafo Silas de Oliveira, membro do Conselho Curador do Museu. Para ele, os registros são uma descrição aguda e pessoal da ditadura militar onde as relações imaginárias entre o real que a foto mostra e o que o sujeito viveu, fundem-se e revelam que abolir o dissenso é banir a subjetivação política, reduzindo a política ao policial. ‘As fotos desses grandes mestres ardem em nosso imaginário onde ambiguidades são replicadas, mas entre sonho e realidade percebemos que - mais do que nunca - é necessário olhar o futuro, tendo em vista o passado, para trabalharmos o presente”, afirma.

Em todos os lugares por onde passará a exposição itinerante, a visitação será gratuita e aberta ao público.

Coleção Paula e Silvio Frota – é hoje uma das mais importantes do país, com registros de toda gama de assuntos relacionados à arte fotográfica. Em suas mais de duas mil imagens, há desde o fotorrealismo, retratos, fotos históricas, passando pelo fotojornalismo, paisagens e crônicas visuais, com autores brasileiros e estrangeiros. São fotos que abordam de uma maneira ampla as múltiplas possibilidades de estudo, apresentação e interpretação da coleção como um todo, um valioso patrimônio que está sendo disponibilizado para os mais diversos públicos de Fortaleza, do Brasil e do mundo.

Assista a reportagem exibida no Bom Dia Ceará no GloboPlay, clicando no link abaixo:

SERVIÇO:
Exposição Itinerante Museu da Fotografia
Período: 20 a 31/07
Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará
Endereço: Rua Ramires Maranhão do Vale, 70 – Edson Queiroz.
Fone: 85 3218.6188
Visitação: gratuita