Início > Notícias > #PALESTRA 50 Anos de Luz, com Emidio Luisi

#PALESTRA 50 Anos de Luz, com Emidio Luisi

Museu da Fotografia Fortaleza realiza palestra com Emidio Luisi.

Museu da Fotografia Fortaleza realiza palestra com Emidio Luisi

O público do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) vai conhecer a trajetória do fotógrafo Emidio Luisi nesses quase cinquenta anos de atividade fotográfica, acompanhando a palestra 50 Anos de Luz com Emidio Luisi. Nascido na Itália, o artista começou a fotografar na década de 1970. Trabalhou como fotojornalista para revistas e jornais, atuando também em espetáculos de teatro, dança, etnofotografia e ensaios pessoais. Coordenou oficinas de fotografia em diversas cidades brasileiras e foi professor de pós-graduação. Realizou várias exposições no Brasil e no exterior, além de ter ganhado vários prêmios, como o 58º Prêmio Jabuti. É fotógrafo, curador e autor. Hoje, fotografa, coordena projetos na área de fotografia e dirige a Fotograma Imagens.

O encontro com o dono desse currículo é neste sábado (14), a partir de 14h, no auditório do MFF. A participação é gratuita. Todos os amantes da fotografia estão convidados!

Mais sobre Emidio Luisi – Participa das coleções de fotógrafos brasileiros do Instituto Cultural Itaú e do Acervo Coleção MASP-Pirelli, além do Museu da Fotografia Fortaleza, dirigido por Silvio Frota. Foi curador do Projeto “Caixa & Memórias”, do Projeto “Caixa Populi” e de “O Palco de Antunes, 50 anos de teatro” – todos em parceria com a Caixa Econômica Federal; como também do livro “Retrospectiva Fotojornalismo 2000”, da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos. É autor de Ue’Paesà (Fotograma, 1997), Kazuo Ohno (Cosac & Naify, 2003), Ballet Stagium 35 anos (Fotograma, 2008) e, a convite da Fundação Pró-Memória de São Carlos, de São Carlos de todos os povos, (Fotograma, 2008) em 2011 lançou o Livro “Fotografia de Espetáculo”, da Editora Photos. Realizou também a exposição “Paesani”, no Sesc Pinheiros. Em 2012, integrou a exposição Ocupação Ballet Stagium, no Instituto Itaú Cultural, a exposição Antunes Filho, poeta da cena, no Sesc Consolação, lançando na ocasião o livro de mesmo nome pelas Edições Sesc Lançou o Livro Kazuo Yoshito Ohno, pelas Edições Sesc

SOBRE O MUSEU

Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.

Palestra 50 Anos de Luz com Emidio Luisi
Data: 14 de setembro (sábado)
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota