Início > Notícias > Museu Itinerante

Museu Itinerante

Programas & Projetos Museu da Fotografia

O Programa Museu Itinerante compreende uma diversidade de esforços do Museu da Fotografia para levar arte-educação e fotografia para além do seu espaço físico. Fazem parte do programa Museu Itinerante os projetos: Museu em Rede e Acervo Itinerante.

Projeto Museu em Rede

O projeto “Museu em Rede: formação, difusão e inclusão” consiste na realização de um conjunto de ações em parceria com instituições presentes em cidades do Ceará. A cada edição, 6 localidades são escolhidas, através de parcerias do Museu da Fotografia com Secretarias, Associações e Institutos, para que possam receber as oficinas ministradas e desenvolvidas pela equipe do MFF.

Em sua 1ª edição, com recursos do Prêmio de Fomento, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Ceará , com recursos da Lei Aldir Blanc, o Projeto Museu em Rede esteve em Orós, Sobral, Guaramiranga, Itapajé, Caucaia e Cedro, com a parceria das instituições: Fundação Raimundo Fagner, Secretaria Municipal de Cultura de Sobral, Associação Amigos da Arte de Guaramiranga, Movimento de Valorização da Mulher, Associação Catavento e Instituto Zuza Laureno.

Atualmente, em sua 2ª Edição, com apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Ceará, através do Edital XIII Mecenas do Ceará, e patrocínio da Enel e Esmaltec, o projeto está em execução nas cidades de: Limoeiro, Fortaleza, Cedro, Sobral, Horizonte e Itaitinga , com a parceria das instituições: Associação Unidos Para o Progresso, Fundação Raimundo Fagner, APAE de Cedro, Secretaria Municipal de Educação de Sobral, Associação Dos Remanescentes Quilombolas de Alto Alegre e Adjacências e Secretaria de Cultura e Turismo de Itaitinga.

Projeto Acervo Itinerante
Em busca de proporcionar difusão das artes, o Museu da Fotografia realiza, através de parcerias, o projeto Museu Itinerante. Anualmente, instituições públicas dos Governos Municipais e Estaduais recebem mostras elaboradas pela equipe do MFF, promovendo reflexão e encontro com produções e fazeres artísticos de fotógrafos brasileiros e estrangeiros.