Início > Notícias > Museu na Comunidade

Museu na Comunidade

Programas & Projetos Museu da Fotografia

O programa Museu na Comunidade foi pensado para a execução de ações em comunidades dos mais variados bairros da cidade de Fortaleza. Promove principalmente ações formativas privilegiando as comunidades localizadas em áreas com pouca ou nenhuma oferta de serviços culturais. Além disso, em parceria com organizações sociais, institutos, escolas da rede pública de ensino, estadual e municipal, o Programa realiza, no próprio Museu, inúmeras atividades lúdicas, exibição de filmes, visitas educativas e oficinas atendendo a um público de todas as idades. Seus projetos são: Museu nos Bairros, Despertando Olhares, Bebês no Museu, A Escola Vai ao Museu, Olhar Educador e Museu Social.

Projeto Museu Social
O projeto Museu Social tem como objetivo realizar encontros, visitas educativas, oficinas e formação para jovens, adultos e idosos atendidos por instituições públicas ou privadas com atuação na área de assistência social. Participam do projeto alunos de institutos, associações, Centros de Referência e Assistência Social.

Museu nos Bairros

O Projeto Museu nos Bairros é uma importante ação social, desenvolvida pelo núcleo educativo do Museu da Fotografia, com alunos de escolas públicas municipais, que tem como objetivo criar estratégias de sensibilização e formação de uma narrativa afetiva sobre o bairro onde os alunos moram, e desafia o tempo acelerado dos celulares. A partir da fotografia artesanal com a construção da câmera obscura e a fotografia pinhole, os participantes discutem de forma lúdica, questões de identidade, território e memória, despertando um olhar para si e seu entorno. O uso dessa fotografia primordial visa apresentar ferramentas de expressão artística, revelar novos talentos e estimular o potencial criativo. Com o objetivo de contribuir com a difusão da arte fotográfica, o Museu nos Bairros é oferecido para alunos de 8 a 16 anos, estudantes do ensino fundamental II, das escolas contempladas.

Despertando Olhares

O projeto Despertando Olhares é uma ação desenvolvida em parceria com a Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo, que se utiliza da fotografia como ferramenta colaborativa com a ressocialização de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas nos 10 Centros espalhados pelo Ceará, possibilitando a ressignificação de histórias e tendo como proposta principal sensibilizar o olhar dos jovens. Durante os encontros, os participantes realizam atividades diversas, que abrangem da fotografia artesanal à digital.

Bebês no Museu

O projeto Bebês no Museu tem como linha de trabalho, em conjunto com as creches da Secretaria Municipal de Educação (SME), a aplicação de metodologias lúdico-pedagógicas relacionadas à arte, em específico a fotografia. Aplicado junto aos educadores das instituições de ensino para crianças entre 2 e 4 anos de idade, o projeto promove momentos de aprendizagem com a utilização de pinturas, montagens geométricas e atividades que desenvolvem a coordenação motora, a partir de abordagens com a fotografia.

A Escola vai ao Museu

Realizado em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação de Fortaleza e do Estado do Ceará, o Projeto A Escola Vai Ao Museu é uma ação que promove visitas educativas às galerias do Museu, com o objetivo de promover encontros culturais aos alunos das escolas públicas. Através do contato direto com obras de importantes fotógrafos como: Marc Riboud, Henri Cartier Bresson, Steve McCurry, dentre outros, os alunos passam a conhecer mais sobre a arte fotográfica, além de promover a percepção da conexão da fotografia e outras outras dimensões do conhecimento como a história, geografia, antropologia, cultura, dentre outras. Os estudantes também passam a compreender sobre a importância da luz na fotografia, técnicas usadas por fotógrafos específicos, a história da fotografia, tipos de fotografias, dentre outros temas. Para garantir a visita dos alunos, o Museu, através do projeto, disponibiliza ônibus para realizar o transporte dos alunos. As visitas do projeto A Escola Vai ao Museu ocorrem diariamente.

Olhar Educador

Formação em fotografia para professores da Rede Municipal de Educação. São realizados diversos encontros com o intuito de capacitar os professores de maneira teórica e prática ao desenvolvimento de pesquisa através da fotografia, além de aproximá-los desta arte. Após os encontros, que são ministrados os conteúdos, os participantes exibem seu trabalho, através de foto varal, com a temática “Olhar educador” que mostra a escola e comunidade em torno a perspectiva do olhar do professor/ fotógrafo, agora com uma visão mais sensível às questões sociais vividas dentro das instituições onde trabalham.