Início > Biblioteca > Alagoas de Pierre Fatumbi Verger

Alagoas de Pierre Fatumbi Verger

Autor: Fundação Pierre Verger, Pierre Verger

Duas breves passagens pelo Estado de Alagoas não impediram Verger de registar a cultura, a poesia de seu povo e o dinamismo industrial que iniciava naquela região. A primeira vez, em 1947, quando Pierre Verger, seguindo os conselhos de seu amigo, Roger Bastide, iniciava uma viagem para conhecer o Norte e Nordeste do Brasil e seus aspectos populares, culturais e religiosos. A segunda passagem de Verger por Alagoas acontece em 1951. Ele tem como companheiros de viagem o pintor argentino Carybé e o escultor baiano Mário Cravo Neto dono do jipe que os levou à aventura. Neste retorno às terras alagoanas, os amigos chegam a Paulo Afonso, onde Verger registra em um dia, a construção da barragem da Hidrelétrica Paulo Afonso e a vida social dos operários. Contudo, é na cidade de Penedo que a atenção de Verger é atraída e ele enfoca a cultura e a sociedade local com seus pescadores, canoeiros, tropeiros, lavadeiras, artesãs, vaqueiros e sertanejos. Também não ficaram de fora desses registros o rio e suas embarcações, a travessia das canoas ligando Alagoas e Sergipe. Enfim, cenas que ajudam a resgatar a história do lugar nos meados do século passado.