Programas & Projetos Museu da Fotografia
O Programa de Acessibilidade do Museu da Fotografia Fortaleza objetiva oportunizar os meios e as condições necessárias que possibilitem a acessibilidade de todos. Desse modo, o Museu empreende esforços para colaborar com o cumprimento da lei n° 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, principalmente ao referido no capítulo IX, com relação ao direito à cultura. Através do Programa de Acessibilidade, o Museu dispõe de itens acessíveis como rampas, elevador com braile, banheiros adaptados e sinalização. Além disso, são desenvolvidos projetos educativos com deficientes visuais e pessoas autistas.
Projeto Na Ponta dos Dedos
Desenvolvido em parceria com o Projeto Fotografia Tátil da Universidade Federal do Ceará (UFC), a iniciativa tem como metodologia a descrição de imagens, como recurso de acessibilidade e materialização de fotografias em peças táteis. A metodologia prevê também oficinas que tem como finalidade formar pessoas cegas e/ou com baixa visão para fazer suas próprias fotografias. Além das audiodescrição, os alunos têm acesso às técnicas fotográficas, de forma tátil, como as regras de composição.
Projeto Diferente
Graças a uma parceria com a Fundação Projeto Diferente, o Museu da Fotografia realiza semanalmente atividades com crianças, jovens e adultos com autismo objetivando cooperar com o desenvolvimento de suas potencialidades e a inclusão social. O projeto vivencia um processo de aprendizagem experiencial, onde todos, incluindo cuidadores, são capazes de construir e aprender.