Início > Notícias > Fotografia e acessibilidade para deficientes visuais

Fotografia e acessibilidade para deficientes visuais

João Kulcsár abordará a percepção para além da visão.

Qualquer pessoa pode tirar boas fotos, inclusive quem tem problemas para enxergar ou não possui o sentido da visão. Com a ajuda de João Kulcsár, que já foi curador de diversas exposições fotográficas, no Brasil e no exterior, além de coordenar o projeto de fotografia com pessoas deficientes visuais, desde 2008, saberemos como tornar este processo possível.

Na palestra “Alfabetização Visual: fotografia e acessibilidade para deficientes visuais” você vai descobrir como é fotografar sem ver e quais são os sentidos que afloram quando os olhos se fecham. Uma conversa que vai mexer com o físico, sentidos e emocional. Serão ensinados quais métodos facilitam o processo do fotógrafo que não enxerga, além de serem discutidas as relações entre fotografia e percepção.

A palestra acontecerá no dia 25 de julho, às 19h, e é gratuita. Garanta sua vaga fazendo a inscrição no site sympla.com.br.

Perfil João Kulcsár – mestre em artes pela Universidade de Kent, Inglaterra, 1996/7, como bolsista do The British Council. Foi professor visitante na Universidade de Harvard 2002/3, como bolsista da Comissão Fulbright. Curador de exposições fotográficas no Brasil como: Claudia Andujar; Cristiano Mascaro; Maureen Bisilliat; Thomaz Farkas; Lewis Hine e FSA Magnum. No exterior, foi curador de exposições nos seguintes países: Portugal, EUA, Cuba, Inglaterra, Itália, e Suíça. Foi coordenador/idealizador do projeto de uso de fotografia em sala de aula pelo Itaú Cultural e Secretaria de Educação do Estado de SP, em 2004, na Ação Educativa, em 2006, e no Senac-SP desde 1998. Coordenador do projeto de alfabetização visual, com atividades fotografia e educação, no Brasil, na Fundação Gol de Letra, Meninos do Morumbi, FEBEM e, no exterior, na Alta Scuola Pedagogica di Locarno (Suíça), no Instituto Português de Fotografia (Portugal), na HABLA (México) e na Universidade de Harvard, escola de pós-graduação em educação (EUA). Coordena o projeto de fotografia com pessoas deficientes visuais desde 2008. Autor do livro com Matthew Shirts Herança Compartilhada (Editora SESC-SP e Senac-SP). Editor do site alfabetizaçãovisual.com.br.

SERVIÇO:
Palestra Alfabetização Visual
Data: 25 de julho (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 | Varjota | Fortaleza – CE
Inscrições: gratuitas, no site sympla.com.br